quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A hora em que o designer precisa ser fotógrafo

A fotografia não é a obra final de um único criador. Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos.
A necessidade de um designer ter uma boa imagem, saber como querer essa imagem e poder obtê-la é fundamental para um trabalho na sua visão e apresentação final. A fotografia a cada dia vem se tornando algo comum na vida das pessoas, a facilidade de se ter uma máquina e sair por aí batendo foto e achando que ficou bom, essa ficou legal é muito fácil. O grande diferencial em um fotógrafo é saber como fazer a foto, onde fazer e porque fazer. Os elementos usados em sua imaginação para a fotografia é essencial e importantíssimo para um resultado final, apesar de que hoje os softwares (photoshop e outros) ajudam e muito a da um contraste aqui, um brilhinho ali e etc. Não apenas isso, mas saber manusear o instrumento de trabalho e ter meio para se elaborar e manipular a foto são segredos que muito não sabem e é aí onde se destaca o profissional que sabe o que é foto, que sabe o que pode ser feita na foto e como deve ser feita. Existem na fotografia as especializações, por acaso um fotógrafo nao vai sair por aí fazendo foto de tudo, eu particularmente procuro meu estilo e minha especialização que é foto-design e a publicitária (arte da fotografia de objetos em estúdio). No entanto existem outras que gosto também como preto e branco, é onde percebo as reações de um rosto, sendo elas boas ou ruins, é onde vejo com mais clareza e mais profundamente a alma da foto.

Amadores e profissionais

Quando um determinado autor de fotografias baseia grande parte do seu rendimento nesta atividade, diz-se ser um fotógrafo profissional.

Por vezes, o adjetivo profissional é usado erroneamente na fotografia para valorizar uma determinada imagem fotográfica ou perícia de um autor. Na realidade, a qualidade da fotografia nem sempre está relacionada com o fato do seu autor ser ou não profissional. Muitos amadores realizam com regularidade imagens mais bem sucedidas que muitos profissionais.

Na realidade "profissional" refere-se apenas à profissão do autor, e não à qualidade do trabalho. Ao mesmo tempo que um profissional pode realizar um trabalho mal feito, pode-se entender melhor, adiante no parte de "arte".

O adjetivo amador, quando atribuído a um fotógrafo, pode ter um significado muito vasto. Pessoas que apenas fotografam a sua família e vida, para uso pessoal, consideram-se fotógrafas amadores. Outros fotógrafos amadores chegam a publicar livros, realizar exposições e dedicam uma vida inteira ao estudo da fotografia.


Nenhum comentário: